divulgação |
Os usuários fazem a fama dos conteúdos postados
|
Por Marília Monteiro
Você sabe o que é o Digg? O Digg é uma rede social criada em dezembro de 2004, nos Estados Unidos, com objetivo de expandir conteúdos na Internet. No Brasil ela é pouco difundida, mas faz muito barulho lá fora.
O site consiste no compartilhamento de diversos tipos de materiais divulgados na Internet. Segregado por temas, o usuário pode inserir links e textos de interesse geral ou específico. Além de incluir atualidades, quem tiver uma conta no Digg também vota nos assuntos postados, de acordo com sua relevância, fazendo um ranking dos links mais clicados.
O termo Digg, vem do verbo ‘to dig’, que em inglês significa cavar. Segundo Kevin Rose, um dos criadores do site, esse nome é exatamente a alusão à ação que os usuários têm. “Eles são capazes de ‘escavar’ as histórias até a primeira página, a partir das que foram apresentadas” afirma.
O site possui um layout simples e direto, com as últimas novidades postadas em destaque, e ao lado direito, a relação dos mais votados. Na parte superior encontram-se as opções de assunto, como Tecnologia, Ciência, Games, Esportes, Imagens, Vídeos, entre outros.
Por ser completamente em inglês e a maioria de seus usuários serem norte-americanos, grande parte do conteúdo se refere aos Estados Unidos, ou está escrito na língua inglesa, o que dificulta o interesse de brasileiros, por exemplo. Mas para quem domina o idioma, é uma boa opção para se manter atualizado e informado sobre o que acontece no mundo virtual.
Efeito Digg
Por ser um site de expansão de conteúdo, o Digg causa, algumas vezes, o chamado Efeito Digg.
Se o link de uma página for publicado e muito votado, significa que um grande número de pessoas visitou aquele link. Porém, se a página passar a ter milhões de acessos de uma só vez, sobrecarrega o serviço, que tem que responder simultaneamente a todos, ficando muito lento, ou mesmo indisponível temporariamente.
Digg com Facebook
A partir do Facebook, a rede social mais famosa do mundo, o usuário pode se conectar ao Digg. Com isso, cada vez que ele inclui algo no Digg, a publicação pode aparecer em seu mural do Facebook, com apenas um click. É mais uma maneira de divulgar o conteúdo apresentado no site.
Hoje, as Mídias Sociais representam mais que simples interação de pessoas. “Mídia Social é a comunicação de todos para todos. Antes, quem detinha os meios de comunicação, detinha o poder. Isso mudou! Agora todos podem produzir e receber informações através da maior rede de comunicação do planeta: a Internet. ‘Mídia’ são os meios e ‘Sociais’ são os relacionamentos. Atenção: não confunda o ‘Sociais’ com o ‘social’ da responsabilidade social, que nesse caso é outra coisa”, afirma Deborah Dubner, diretora do www.itu.com.br, na matéria: ‘Mídias Sociais, você está preparado?’.
A equipe do www.itu.com.br publicou diversas matérias sobre as principais mídias sociais. O Digg é a última da série, mas não a última deste tema. Daqui pra frente é você - amigo leitor - quem dará as diretrizes para as próximas. Pretendemos aprofundar assuntos do seu interesse, relacionado às mídias sociais. Quem tiver sugestões e ideias para matérias, deixe nos comentários abaixo, escreva pelo twitter (@itucombr), pelo Orkut ou através da opção ‘Contato’ existente no site. Não deixe de interagir conosco e dê sua opinião!
Vejas as mídias sociais já abordadas no itu.com.br!
- Blog
- Twitter
- Flickr
- Youtube
- Orkut
- Facebook
- Linkedin
- Ning
- Myspace
- Digg
O que mais você gostaria de saber sobre essas mídias sociais ou outras?
Fonte: Itu.com.br
> Matérias
- Mídias sociais: você está preparado?