Mídia Social
Cybermind

Blog

Twitter

Flickr

YouTube

Orkut

Facebook

Linkedin

Ning

Myspace

Digg


Youtube: você vendo e fazendo TV!

Por Guilherme Martins

O YouTube é um site que permite aos seus usuários compartilhar vídeos em formato digital. Fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal - um famoso site ligado ao gerenciamento de transferência de fundos -, o YouTube conseguiu uma adesão tão grande que alguns até consideram que ele está invadindo e dando nova face à televisão.

O editor de imagens da TV Tem, filial da Rede Globo em Sorocaba, Wilson Rodrigues, entende que com os avanços da tecnologia e o poder da Internet e sites como o YouTube têm na vida das pessoas, fica impossível nadar contra a maré. “A TV terá que se adaptar a essas novas tendências e se integrar mais com essa nova ferramenta do mundo moderno”, e complementa “as redes de TV deveriam explorar mais os próprios conteúdos, disponibilizando-os de forma acessível dentro de seus próprios sites, e não deixar que estes conteúdos sejam divulgados apenas pelo YouTube, que ganhou muitos adeptos justamente por ter quase tudo hoje em dia”.

E no YouTube, a expressão “quase tudo”, pode ser considerada no sentido literal da palavra: temos acesso a um triste depoimento de um garoto alcoolizado, a um paquistanês que não sabe como abrir uma porta automática, trailers de filmes e até a uma final do mundial de clubes entre Fluminense e Barcelona!

O Itu.com.br na telinha

O Itu.com.br não poderia ficar fora dessa e criou um canal no YouTube no dia 06 de novembro de 2006. Lá você pode assistir todos os nossos vídeos - mais de cem -, que foram exibidos em nossas reportagens, além dos causos do compadre Timóteo, entre outros.

O vídeo mais visto no nosso canal chama-se Timóteo conta causo do Lobisomen, com 7.329 exibições.

A TV invade a Web

Alguns programas de TV já aderiram ao movimento, exibindo vídeos enviados por telespectadores, incitando a participação e até mostrando vídeos que viraram sucesso no YouTube. Para Rodrigues, essa iniciativa é necessária para que os meios não percam a sua fatia no mercado. “Estes programas aproveitam essa ferramenta de interação para ganhar proximidade entre a TV e o público que assiste”.

O YouTube fechou uma parceria com a Rede Globo para exibir seus vídeos. Segundo o principal executivo do Google no Brasil, Alexandre Hohagen, "isso traz mais credibilidade depois de muita discussão sobre o uso de conteúdo pelo YouTube no mundo inteiro". Os primeiros vídeos da Globo a serem disponibilizados no YouTube são os da novela teen "Malhação".

A Rede Record também possui uma conta no site desde junho de 2006 e, através dela, divulga a sua programação. Desde janeiro de 2009, a emissora está disponibilizando no site as suas novelas e telejornais.

Impacto social

Antes do lançamento do YouTube em 2005, não havia muitos métodos disponíveis para postar vídeos na Internet. Com sua interface de fácil uso, YouTube tornou possível a qualquer um, postar na Internet vídeos que milhões de pessoas poderiam ver em poucos minutos. A grande variedade de tópicos cobertos pelo YouTube tornou o compartilhamento de vídeo uma das mais importantes partes da cultura da Internet.

Com essa proposta do YouTube, ficou mais fácil para qualquer internauta fazer TV. “A sensação de liberdade, de poder criar os próprios programas, é algo fantástico, que agora vem se popularizando também com vídeos, via YouTube”, declara o editor de imagens Rodrigues. E essa liberdade é tão grande, que até os famosos vídeos bloqueados do YouTube, agora também podem ser vistos. Saiba como clicando aqui!

Porém, tamanha liberdade e expressividade proporcionadas pelo site, não foram bem-vistas por alguns países que bloquearam o YouTube, por considerarem seu conteúdo impróprio. Inclusive o Brasil.

YouTube nas Eleições

Pela visibilidade e facilidade de acesso, o YouTube também passou a ser usado por alguns políticos como meio de propaganda de suas candidaturas. Os votantes podem assim ver as propostas do candidato, e fazer vídeos apoiando (ou se opondo) a ele.

Nas eleições presidenciais de 2008 dos Estados Unidos, a CNN apresentou um debate no qual os candidatos respondiam perguntas selecionadas de uma lista de perguntas submetidas por usuários do YouTube. Por causa do uso da tecnologia para juntar questões de uma grande variedade de usuários, ele tem sido considerado o "debate presidencial mais democrático de todos os tempos".

YouTube Live

Pela primeira vez, no dia 22 de novembro de 2008, o YouTube passou a ser ao vivo. Uma página produzida pelos "directores" do YouTube, mostrou um espectáculo ao vivo no site. Celebridades do YouTube como "What the Buck", e celebridades mundiais como Akon e Wil.I.Am estiveram presentes. Os MythBusters também fizeram seu programa. Isto pode ser realizado por causa da utilização do programa "flip".

Fonte: Itu.com.br