Mídia Social
Cybermind

Blog

Twitter

Flickr

YouTube

Orkut

Facebook

Linkedin

Ning

Myspace

Digg


MySpace: o caminho para o sucesso

divulgação
No Brasil, o MySpace aumentava cerca de 2,2 milhões usuários ao ano

Por Guilherme Martins

Foi-se o tempo em que para ter uma boa e famosa banda, precisava-se apenas de um ou dois guitarristas, um baixista, um batera e um vocalista. Atualmente existe um novo requisito básico para se fazer sucesso: ter conta no Myspace!

Essa reportagem especial vai falar um pouco mais sobre essa mídia social que chegou a faturar mais de U$ 1 milhão por dia com publicidade e agora anda meio “quebrada”.

O MySpace é um serviço de rede social que utiliza a Internet para comunicação online através de uma rede interativa de fotos, blogs e perfis de usuário. Foi criada em 2003. É a maior rede social dos Estados Unidos e a primeira do mundo com mais de 110 milhões de usuários. Inclui um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos. MySpace é um site muito ativo, com novos membros entrando no serviço diariamente e novos recursos adicionados com frequência. Veja alguns dos serviços oferecidos no site!

Guitarra nas costas e MySpace no pc

A crescente popularidade do site e sua habilidade de hospedar MP3 fez com que muitas bandas e músicos se registrassem, algumas vezes fazendo de suas páginas de perfil seu site oficial.

A Internet virou um importante e obrigatório meio de divulgação para qualquer banda hoje em dia. Marcelo Caldeira é tecladista da banda Cubo Mágico e apoia o uso do MySpace para divulgar o trabalho da banda. “A ideia é utilizá-lo [o MySpace] como mais uma ferramenta para nos aproximar das pessoas que acompanham a banda, buscando mais interatividade com elas, além, é claro, de divulgar nossa agenda e as músicas do nosso repertório, já que estamos gravando para possíveis contratantes”.

Porém, ele ressalta que essa interatividade deve ser uma “via de mão dupla”, sendo usada não apenas para divulgar o trabalho, mas também para interagir com os fãs, dando abertura para conversas, pedidos, sugestões e críticas. “Aos poucos, queremos juntar no MySpace a turma que curte nosso trabalho e bater papo, trocar ideias com essa galera”, afirma Caldeira.

Os perfis do MySpace para cantores são diferentes de perfis normais. Neles, os artistas são convidados a transferir dez músicas de MP3. O usuário que os baixar deve ter direitos autorais para usá-las (ter seu próprio trabalho, permissão aprovada, etc).

Não importa se o artista já é famoso ou não; artistas aspirantes podem carregar suas canções para o MySpace e ter acesso a milhões de pessoas em um dia. “O MySpace está se tornando um canal importante para novas bandas no Brasil, está ganhando força aos poucos, principalmente para a divulgação de trabalhos independentes. Quando bem utilizado, pode se tornar uma ferramenta muito poderosa”, aposta Caldeira.

E não são só os iniciantes que apostam no MySpace, os artistas da mídia também estão aderindo. Confira os famosos que têm conta no site!

O sucesso não bastou...

Em 2006 e 2007, no seu auge, o MySpace tinha cerca de 300.000 tópicos nos fóruns principais, um total de 3 milhões de postagens nos fóruns, cerca de 200.000 grupos, 60 milhões de postagens nos fóruns dos grupos e mais de 202 milhões de perfis. Porém, o site que chegou a faturar mais de U$ 1 milhão por dia, está meio ruim das pernas e teve suas portas fechadas em alguns países, incluindo o Brasil.

Considerada a maior rede social, o MySpace começou a fraquejar inclusive nos Estados Unidos, onde vem perdendo usuários em ritmo acelerado para o Facebook e até para o Twitter.

No Brasil, o clima era de crescimento constante, aumentando em quase 2,5 milhões de usuários novos desde que começou seus serviços no país. Esses números davam esperança para os negócios de música digital, já que empresa encerraria o ano fiscal com crescimento superior a 100%. Mas, ao que tudo indica, nem esses números serviram para incentivar e manter os serviços do MySpace no país.

A noticia chocou não somente os usuários da rede no Brasil, mas também os funcionários que trabalhavam no escritório do MySpace em São Paulo. A medida foi tomada após um comunicado da Fox Interactive Media informando que seria feita uma reestruturação na operação internacional. Com essa reforma, mais de 300 funcionários foram demitidos.

No entanto, vale ressaltar que apenas o escritório brasileiro do MySpace fechou, pois o site continua no ar. O que falta é um suporte em português. O MySpace estreou suas operações no Brasil no final de 2007 e durou só um ano e meio por aqui, mas ao contrário do escritório, o site parece ter vida longa no país.

Fonte: Itu.com.br