Mídia Social
Cybermind

Blog

Twitter

Flickr

YouTube

Orkut

Facebook

Linkedin

Ning

Myspace

Digg


Flickr, o encontro das imagens

divulgação
O flickr é uma ferramenta que agrada a todos os fotógrafos, amadores ou não

Por Marília Monteiro

Antigamente, se algum amigo quisesse mostrar as fotos de seu casamento, te visitaria com aquele monte de material: álbuns fotográficos com capa dura e, no mínimo, mais um VHS com os melhores momentos filmados. O mesmo aconteceria em formaturas, aniversários de 15 anos, e assim por diante.

Hoje, a mesma pessoa poderia chegar em sua casa com um notebook e te mostrar um site, ou até mesmo o “Flickr do seu casamento”, que seria uma conta criada nessa mídia social relacionada a fotografia e vídeos.

“Quando tenho o primeiro contato com um cliente, mostro minha página na Internet, ou o site pra onde meu trabalho foi. No começo da minha carreira não existia isso. Meu portfólio era uma pasta enorme com trabalhos que realizei e alguns cromos”, afirma Juca Ferreira, ituano e fotógrafo profissional.

Juca atua há mais de 25 anos nessa área e diz que a fotografia foi vulgarizada. “Hoje não precisa mais tentar acertar em todas as fotos. Basta apertar um botão e se não ficar bom, exclui. Com a câmera analógica, tínhamos que verificar todas as técnicas e ângulos antes de bater a foto, se não se gastava filmes à toa”.

Mas apesar disso, acredita que há espaço para todos que quiserem levar esse assunto a sério. “Talento não depende de tecnologia. A pessoa tem que entender pelo menos um pouco da técnica, quem realmente quer isso, enxerga diferente. A fotografia não tem hora nem idade, tudo é válido. Tem que testar, analisar, brincar com isso, e o mais importante: observar a luz”, conclui o fotógrafo.

Conheça o Flickr

O Flickr é um site da Internet, característico de hospedagem, que possibilita compartilhar imagens fotográficas, diferentes tipos de documentos gráficos e vídeos. O espaço é gratuito, mas também tem uma versão pró que é paga. A versão gratuita permite a exposição de 200 fotos. Se exceder o limite, suas fotos não são apagadas, ficam armazenadas, mas não aparecem mais. Caso você mude de versão, elas podem ser todas recuperadas e exibidas, já que na forma paga não existe limite de espaço.

O Flickr é considerado uma rede social, porque além de compartilhar, o usuário pode criar um perfil pessoal, utilizá-lo como blog, adicionar amigos, receber depoimentos, fazer parte de grupos que o agrade, além de outras curiosidades específicas, como o Flickr Clock e o Mapa Mundi. O espaço também disponibiliza uma apresentação de slides para sua galeria diferente da que estamos acostumados, que merece bastante atenção!

No FlickrBlog são postadas notícias sobre o site, festivais, novidades fotográficas e entrevistas. Uma de suas últimas postagens tratava do SP Photo Fest, o 1º Festival Internacional de Fotografia da capital paulista! Nele será possível participar de palestras e workshops, além de oferecer uma novidade envolvendo o Flickr.

A inovação consiste na possibilidade da leitura de portfólios amadores por fotógrafos renomados. Os interessados devem fazer um álbum no Flickr com o nome ‘Portfólio SPF 2009’ de até 25 fotos. Depois, fazer parte do Grupo SPF 2009 e postar algumas fotos ali. Serão escolhidas 30 fotografias e seus autores terão a oportunidade de participar da Leitura de Portfólios, uma espécie de análise do trabalho de cada flickerista feita por um dos artistas convidados do Festival.

Sites interessantes

As pessoas que se interessam por fotografia não podem deixar de visitar alguns sites que abrigam fotografias maravilhosas, como o Olhares e o Magnum Photos. O último está em inglês, mas dá para explorá-lo e encontrar facilmente fotos e vídeodocumentários muito bons.

Há também aqueles que têm diversas informações úteis a quem quer se aventurar no mundo fotográfico. No Guia da Fotografia, por exemplo, se pode encontrar sites, contatos e associações. A Confederarão Brasileira de Fotografia sempre noticia concursos nacionais e internacionais, além de divulgar livros e bienais.

Se você conhece mais algum site relacionado, compartilhe conosco através de um comentário, pelo twitter (@itucombr) - assim como já fez o @zmaisp ao indicar este site de fotografias de casamento -, scrap no nosso orkut, contatos pelo nosso flickr, e até mesmo pelo nosso youtube!

Depoimentos

Todo fotógrafo tem uma visão diferenciada sobre as imagens. É mais que uma simples foto, que uma lembrança. Alguns fotógrafos profissionais e amadores deram seus depoimentos para o itu.com.br sobre o que é a fotografia na visão deles.

“Fotografar é ter a oportunidade de presenciar momentos únicos, de retratar sentimentos, e de certa forma, até intimidades das pessoas. É uma responsabilidade muito grande quando chamam um fotógrafo para eternizar um acontecimento importante na vida das pessoas. É uma relação de confiança” - Juca Ferreira, fotógrafo profissional

"Acho que a forma como fotografamos é inspirada em como olhamos o mundo. Se enxergamos cores, brilho e beleza, até mesmo o detalhe mais triste e escuro terá a sua singela poesia. Aprender a fotografar é aprender a ver beleza, luz, emoção e possibilidades em qualquer lugar e em qualquer situação." - Deborah Dubner, fotógrafa amadora

“Fotografia é mais que um retrato da realidade. É explorar a poética do olhar, a poesia do cotidiano que muitas vezes passa despercebida aos olhos em meio à correria do dia-a-dia” Tatiana Plens, fotógrafa amadora

“Fotografia é uma forma de expor o que se vê registrando-a em arte, e fotografar é ter o momento capturado da vida” - Bruno Salvadori, fotógrafo profissional

“A fotografia é uma parte do tempo que se imprimiu ali. Olhando para uma foto, retorna à mente toda lembrança que aquele momento traz, além da bagagem emocional. Prova disso é quando a pessoa olha uma fotografia e sorri. Por isso é muito importante conseguir captar as expressões, dá vida à imagem” - Marília Monteiro, fotógrafa amadora

“Uma janela composta de milhões de olhares diferentes. Cada um tem seu modo de ver, de brincar com a luz, de dar o ângulo ideal. Não é preciso ter a melhor câmera, nem o melhor curso técnico, mas apenas criatividade e o desejo de descobrir o mundo a cada dia através dessa arte” Keity Finotti - fotógrafa amadora

Fonte: Itu.com.br